sexta-feira, 9 de outubro de 2009

UM BRASIL ONDE DEUS É O SENHOR

Dados do IBGE revelam que Deus está fazendo algo tremendo e espetacular no país.


Quando comecei a pesquisar os números do crescimento do Evangelho no Brasil para esta matéria, cheguei a pensar que algum índice deveria estar incorreto. Não que a fonte das informações fosse duvidosa. Não era por isso. A origem dos dados - o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca - é uma fonte de informações absolutamente confiável, sendo que a seriedade de suas pesquisas servem de referência internacional quando torna-se necessário citar dados acerca do Brasil.

As pesquisas que eu estava manipulando eram inquestionáveis, sem dúvida. Mas após inserir todos os dados religiosos dos últimos censos do IBGE no computador, pude colher uma série de valores que me davam informações, no mínimo, de tirar o fôlego. Quando vi os números, não pude chegar a nenhuma outra conclusão senão o fato de que Deus está fazendo algo grande no Brasil. Algo tremendo e espetacular! Pelos dados coletados, pude constatar, por exemplo, o que antes também já havia sido verificado pelo Departamento de Pesquisas do Sepal.

Os evangélicos no Brasil cresceram 2,5 vezes mais rapidamente do que a população na década de 80 e mais de 4 vezes acima da taxa de crescimento populacional na década de 90. Em 1970, o Censo constatou uma população evangélica de 4,8 milhões. Em 1980 foi de 7,9 milhões. Em 1991 foi de 13,1 milhões. Em 2000, ano do último Censo realizado pelo IBGE, apontou um número de Evangélicos de 26 milhões, 184 mil e 977 pessoas, representando 15,41% da população brasileira. Há exatamente dois anos, no início de 2003, 30 milhões de brasileiros eram evangélicos. A projeção para este ano de 2005 aponta para o número de 33 milhões de evangélicos representando um total de aproximadamente 18% da população.




Colocando todos esses dados num gráfico, como mostra o modelo acima, iremos perceber que o crescimento dos Evangélicos no Brasil não segue uma trajetória linear, mas faz uma curva em ascensão, demonstrando que está havendo um interesse cada vez maior pela mensagem da cruz de Cristo. Somando-se a isso, verifica-se que os novos crentes têm cada vez mais conduzido outras pessoas a conhecerem o Evangelho e estes, por sua vez, também levam outros, como uma multiplicação em larga escala. Esse fator é que provoca a curva em ascensão do gráfico. A linha escura do gráfico mostra o ritmo de crescimento ano-após-ano entre 1980 e 2000. A linha branca mostra a projeção de crescimento até 2010, quando deverá atingir aproximadamente 55 milhões de evangélicos. Se a igreja continuar a crescer nesse ritmo, alcançará 50% da população no ano de 2022.



Tudo isso são motivos para louvarmos ao Senhor, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Existem alguns problemas graves com a visão evangelística da igreja no Brasil. A igreja não é bem distribuída. Há lugares repletos de igrejas. Em outras áreas não existe uma única igreja sequer. Existem também algumas questões preocupantes. Uma delas é que também há no Brasil todo tipo de igreja evangélica que se possa imaginar – e algumas ministram ensinos tão estranhos ao Evangelho que praticamente às colocam entre a fronteira de seita e igreja. Esse problema é algo que não tem como filtrar pelos dados do IBGE. Porém, isso não representa motivos para duvidar dos números do Censo. Essa parcela de igrejas pseudo-evangélicas forma um valor inexpressivo dentro da multidão total de evangélicos no Brasil. Mas a conclusão que podemos tirar é que quando se fala em números, quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade.


O Censo não responde todas as perguntas, mas ele nos ajuda a entender o crescimento da igreja brasileira, enxergar as falhas, traçar metas, estabelecer alvos e planejar melhor a abertura de novas congregações.


As informações a seguir foram totalmente baseadas nos dados do Censo. Caso você queira fazer uma pesquisa pessoal com outros tipos de informações, basta acessar na internet o site do IBGE, através do endereço: http://www.igbe.gov.br/.

por Luiz Rezende

Fonte: SEMIPA

Postagens Relacionadas

UM BRASIL ONDE DEUS É O SENHOR
4/ 5
Oleh

SE INSCREVER email

Como a publicação acima? Assine as últimas postagens diretamente por e-mail..

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial