segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AVIÃO CAI NO MAR DO LÍBANO


Avião cai com 90 passageiros a bordo no mar do Líbano.

O Ministério dos Transportes do Líbano confirmou nesta segunda-feira, 25, que um avião da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, capital do Líbano. As informações iniciais eram de que havia 92 pessoas na aeronave.


O Boeing 737-800 decolou às 2h30 (horário local, 22h30 no horário de Brasília) com destino à capital da Etiópia, Addis Abeba.

A causa do acidente ainda não é conhecida, mas a polícia já descartou a hipótese de terrorismo e avalia que a queda possa ter sido provocada pelo mau tempo. Chovia forte em Beirute no momento da decolagem. O Exército libanês afirmou em um comunicado que o avião estava "em chamas após a decolagem".

O tempo estava, sem dúvida, muito ruim”, disse o Ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi. Segundo ele, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa libanesa. Helicópteros e navios vasculham a área em busca de possíveis vítimas e destroços.

A companhia aérea divulgou uma nota oficial em seu site confirmando que o avião está desaparecido.

“Uma equipe já está trabalhando no levantamento de todas as informações pertinentes”, diz o comunicado. “Uma equipe de investigação foi enviada para o local e divulgaremos novas informações assim que recebermos.”

O avião transportava 83 passageiros e sete tripulantes. Anteriormente, foi divulgado que 85 passageiros estavam a bordo. O Ministro dos Transportes declarou que na aeronave viajavam 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa. 

Parentes dos passageiros começaram a chegar no aeroporto de Beirut nesta segunda, muito emocionados. O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou um dia de luto oficial e pediu o fechamento de escolas entidades públicas.

Segundo as agências Associated Press e Efe, quatro corpos já foram retirados do mar. 

Fonte: G1


Resgatados mais de 20 corpos em queda de avião no Líbano 

BEIRUTE - Um avião da Ethiopian Airlines, com 90 pessoas a bordo, pegou fogo e caiu no mar minutos após decolar de Beirute nesta segunda-feira, 25, desencadeando uma busca frenética em meio á chuva que atingia a costa libanesa e aos destroços que chegavam ao litoral. Pelo menos 23 corpos já foram recuperados. 

A causa do desastre ainda não está clara. O Líbano sofre com mau tempo desde a noite de domingo, com chuva e relâmpagos. 

O presidente do país, Michel Suleiman, disse que não há suspeita de terrorismo na queda do voo 409, com destino à capital da Etiópia, Adis-Abeba. "Sabotagem está descartada", disse ele.

Parentes em prantos correram ao aeroporto de Beirute para aguardar notícias dos passageiros. Uma mulher caiu de joelhos, chorando. Outra gritava: "Onde está meu filho?"

Entre os mortos há várias crianças, de acordo com um funcionário do governo libanês que pediu para não ter o nome divulgado.

O Boeing 737-800 decolou por volta das 2h30 da madrugada, hora local, e voou 3,5 km, disse Ghazi Aridi, ministro de transportes e serviços públicos. Nota do Exército libanês declara que o avião estava "em chamas pouco depois de decolar".

"O tempo estava, sem dúvida, muito ruim", disse Aridi a jornalistas.

Pedaços do avião e destroços foram trazidos pelo mar para o litoral libanês, incluindo assentos de passageiros, uma sandália de bebê, um extintor de incêndio e frascos de medicamentos.


Forças Armadas tentam realizar resgate em meio ao mar bravo e mau tempo. Mohammed Zaatari/AP

A mulher do embaixador francês no Líbano, Denis Pietton, estava a bordo, segundo a embaixada.

Helicópteros e navios da Marinha foram mobilizados para a operação de resgate. O premiê do Líbano, Saad Hariri, anunciou quatro dias de luto oficial.

O executivo-chefe da Ethiopian Airlines, Girma Wake, disse a jornalistas em Adis-Abeba que ainda não tinha informações sobre a causa da queda.

Fonte: Estadão

Postagens Relacionadas

AVIÃO CAI NO MAR DO LÍBANO
4/ 5
Oleh

SE INSCREVER email

Como a publicação acima? Assine as últimas postagens diretamente por e-mail..

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial