quinta-feira, 18 de março de 2010

GRIPE A (H1N1) EM RIO VERDE - GOIÁS

Prefeitura divulga calendário de vacinação contra a gripe A
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da secretaria de saúde informa à população as datas da vacinação contra a gripe A H1N1 dos grupos prioritários. O processo de imunização foi dividido em quatro etapas de vacinação.

A partir de 22 de março, a vacina estará disponível para três grupos: grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas e crianças de 6 meses a menos de 2 anos. As pessoas desses grupos terão até 02 de abril para ir à unidade de saúde mais próxima.


GRUPOS PRIORITÁRIOS
DATA DE VACINAÇÃO
GESTANTES
22/03/2010 A 02/04/2010
POPULAÇÃO COM DOENÇAS CRÔNICAS (DIABETES, DOENÇAS CARDÍACAS, RESPIRATÓRIAS, HEPÁTICAS, RENAIS E HEMATOLÓGICAS, IMUNODEPRESSÃO E GRANDE OBESIDADE - GRAU III) - PREFERENCIALMENTE TER EM MÃOS DOCUMENTO (LAUDO MÉDICO OU RECEITA MÉDICA)





22/03/2010 A 02/04/2010
POPULAÇÃO DE 6 MESES À MENORES DE 02 ANOS - 1ª DOSE
22/03/2010 A 02/04/2010
POPULAÇÃO DE 20 A 29 ANOS
05/04/2010 A 23/04/2010
POPULAÇÃO MAIOR DE 60 ANOS COM COMORBIDADE
24/04/2010 A 07/05/2010

POPULAÇÃO DE 30 A 39 ANOS
10/05/2010 A 21/05/2010
 gestantes poderão se vacinar em qualquer uma das etapas acima citadas.

Importante:
A população deve estar atenta as etapas de vacinação devendo procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar obedecendo as etapas no calendário acima, não sendo realizada a vacina após esses períodos.

Etapas de Vacinação
A primeira etapa da estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica começou na segunda segunda-feira (8). Durante duas semanas, até 19 de março, somente os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias serão imunizados. O público-alvo é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde e 566.000 mil indígenas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dessas pessoas. Cada estado, em parceria com os municípios, é responsável por determinar como a vacina chegará a essa população (incluindo os trabalhadores da rede privada envolvidos diretamente no atendimento dos casos suspeitos da nova gripe), bem como os locais e horários de vacinação.

Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. São pessoas que estão diretamente envolvidas no atendimento de pessoas com suspeita de gripe, que procuram os serviços de saúde por estarem sentido os principais sintomas da doença – febre, tosse, dor de cabeça, dores no corpo, nos olhos e nas articulações e falta de ar. Os indígenas que vivem em aldeias serão vacinados pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como ocorre nas demais campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

“Por sua complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Portanto, é fundamental a colaboração de todo o país para garantirmos o êxito em proteger, ao máximo, nossa população”, avalia o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que reforça: “Estamos protegendo os grupos mais frágeis e aqueles têm maior risco de adoecer e morrer”.

A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro – em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios – ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

Postagens Relacionadas

GRIPE A (H1N1) EM RIO VERDE - GOIÁS
4/ 5
Oleh

SE INSCREVER email

Como a publicação acima? Assine as últimas postagens diretamente por e-mail..

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial