quinta-feira, 18 de março de 2010

A DENGUE EM RIO VERDE - GOIÁS

TODOS UNIDOS CONTRA A DENGUE
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, comunica a população rio-verdense, que até o presente momento temos 1063 casos notificados de Dengue em Rio Verde.  

De acordo com o Secretário de Saúde, Paulo do Vale, desde o dia 2 de janeiro de 2009, quando foi lançada a campanha Cidade Limpa, o trabalho de combate à Dengue não parou. “Esta nova campanha, Todos Unidos Contra a Dengue, é a continuidade deste outro trabalho. Com o retorno das chuvas a preocupação deve aumentar e a luta deve ser constante contra o grande inimigo de Rio Verde, que é o mosquito da Dengue”.  

Na campanha “Todos Unidos Contra a Dengue”, criada pela Prefeitura, existe um vilão, que é o mosquito, e um mocinho, que é o Xerifinho. Além de palestras para entidades, cartilhas, panfletos e vídeos educativos também farão parte da campanha, que acontecerá até maio de 2010.  

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nivea Cristina, os trabalhos destinados ao combate a Dengue, realizados em Rio Verde desde o início do mandato de Juraci Martins, tirou a Cidade do segundo lugar em número de casos da doença. “Conseguimos reduzir os casos de Dengue em Rio Verde em 92%”.  

Juraci Martins destacou a importância da conscientização da comunidade na luta contra a Dengue. “Nós somos agentes de transformação e é preciso termos responsabilidade para que juntos possamos fazer esta transformação necessária. Só conseguiremos vencer este duelo contra o mosquito da Dengue se cada um fizer a sua parte e todos lutarmos juntos”.

TABELA COM A SITUAÇÃO EM RIO VERDE 
NOTIFICADOS: 1063
CONFIRMADOS: 730
SINTOMAS DA DENGUE:  
Os sintomas surgem de uma hora para outra, geralmente de 3 a 5 dias depois da picada, e variam de acordo com o tipo da Dengue

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
Além dos sintomas da Dengue comum, há outros que agravam o quadro: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sede excessiva, sonolência, agitação, confusão mental, dificuldade para respirar, perda de consciência e manchas vermelhas na pele.
Pode haver hemorragias pelo nariz, boca e gengiva. Mas, nem sempre, ocorre sangramento.

TRATAMENTO DA DOENÇA
O tratamento consiste em reposição dos líquidos perdidos, repouso e alívio da febre com dipirona ou paracetamol. Não use medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico.
Atenção: A fase mais perigosa da doença ocorre de 3 a 5 dias depois do seu início. Por isso, é fundamental voltar à unidade de saúde nesse período.

PREVENÇÃO
Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Ajude a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

Postagens Relacionadas

A DENGUE EM RIO VERDE - GOIÁS
4/ 5
Oleh

SE INSCREVER email

Como a publicação acima? Assine as últimas postagens diretamente por e-mail..

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial