quarta-feira, 14 de abril de 2010

RELIGIÃO E CULTURA BRASILEIRA

Itens estarão na formação de professores da rede pública e privada

A formação de professores das redes pública e privada incluirá subsídios sobre ensino religioso e cultura brasileira. A proposta é do Instituto A Vez do Mestre, centro de formação ligado à Universidade Cândido Mendes, que prepara o lançamento de um curso de pós-graduação presencial voltado para o tema.

Segundo a coordenadora Carly Machado, a decisão se apoia em frequentes debates sobre a implementação do Ensino Religioso em escolas públicas, realizados em diferentes Estados brasileiros e que têm suscitado questões como a relação entre religião e sociedade, a partir das especificidades da cultura brasileira e suas diversas matrizes religiosas.

Por serem temas que despertam a atenção, de maneira especial num Estado laico, religião e educação têm desdobramentos em diversos campos, destacando-se os morais, com aproximações a assuntos como a sexualidade, a diversidade cultural e o debate do ensino religioso. São situações presentes na realidade e que funcionam como pano de fundo para debater "Ensino Religioso e Cultura Brasileira".

Voltada para educadores interessados no diálogo religião e sociedade, com incidência na prática do ensino religioso em escolas públicas e instituições religiosas, essa proposta propõe o debate com profissionais de outras áreas que desenvolvem atividades nos dois campos da realidade brasileira. Para Carly, o “curso se propõe a promover, a partir do debate específico do ensino religioso, reflexões mais ampliadas sobre a questão da religião na sociedade brasileira contemporânea, e seus desdobramentos na ação do educador que trabalhe ou não diretamente com esta temática”.

Com data de início prevista para 27 de março, as inscrições já estão abertas e, assim como outras informações, podem ser encontradas em www.avm.edu.br, a página desta Instituição de Ensino Superior na internet.


Fonte: ALC 

Via: Creio

Postagens Relacionadas

RELIGIÃO E CULTURA BRASILEIRA
4/ 5
Oleh

SE INSCREVER email

Como a publicação acima? Assine as últimas postagens diretamente por e-mail..

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial