quarta-feira, 14 de abril de 2010

TUDO SOBRE DIABETES

Fique sabendo o que é diabetes, como saber se estou diabético, tratamentos e prevenção

O QUE É DIABETES?

Diabetes mellitus é uma alteração que ocorre no organismo, porque a insulina, hormônio responsável pela entrada da glicose nas células do nosso corpo é insuficiente (diabetes tipo 1) ou não age adequadamente (diabetes tipo 2).

A má alimentação e a falta de atividades físicas podem trazer sérios problemas a nossa saúde. Entre as consequencias provocadas por uma dieta desequilibrada e pelo sedentarismo, está a diabete.

COMO SABER SE ESTOU DIABÉTICO?
O diabetes tipo 1 ocorre mais comumente na infância e na adolescência e os indivíduos acometidos podem apresentar cansaço, dificuldade de concentração, emagrecimento importante e desidratação. A respiração fica acelerada e o hálito lembra acetona (“maçã passada”). Há necessidade de procurar atendimento médico com urgência porque o diagnóstico e tratamento adequados impedem a evolução para o coma diabético.

O diabetes tipo 2 é mais comum e afeta principalmente os adultos acima de 40 anos, obesos, com ou sem hipertensão arterial, que não fazem atividade física regular e que têm um parente de primeiro grau portador de diabetes.

Em ambos os tipos podem ocorrer: alteração na visão, sede aumentada, acordar várias vezes para urinar, cansaço, cãimbras, furúnculos ou inflamação na genitália (candidíase). Em muitos casos o indivíduo não sente nada e sabe ter diabetes por acaso, quando faz exames por outros motivos, como por exemplo, porque é hipertenso ou vai ser submetido a uma cirurgia.

As mulheres devem desconfiar de diabetes se ganharam peso excessivo na gravidez, se sofreu abortos espontâneos ou se o bebê nasceu com mais de 4 kg.

TRATAMENTO DO DIABETES

Ambos os tipos de diabetes requerem mudanças nos hábitos de vida, visando à reeducação alimentar e o combate ao sedentarismo. O açúcar, os refrigerantes, doces, bolos e frituras devem ser evitados para facilitar a perda de peso e o controle da glicemia (glicose no sangue). O tratamento medicamentoso pode variar desde o uso de comprimidos (hipoglicemiantes orais) ao uso de injeções (insulina), dependendo do tipo de diabetes.

PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES

Sabemos, hoje, que o controle do diabetes evita o aparecimento das complicações indesejáveis como cegueira, insuficiência renal, infarto do miocárdio e amputações. O controle da pressão arterial naqueles que são hipertensos também é fundamental para prevenir as complicações. É importante também não fumar e evitar bebida alcoólica, pois estes fatores são agravantes dos problemas causados pelo diabetes.

Portanto, se você tem alguém diabético na família tenha uma alimentação mais saudável e pratique atividades físicas.

O ideal para esclarecer todas as suas dúvidas é procurar um médico e ouvir o que ele tem a dizer sobre sua situação e se necessário ele vai pedir para medir sua glicemia.

Toda a sua família se beneficiará de hábitos saudáveis!

Fonte: Guia SUS

Via: Gospeljovens

Postagens Relacionadas

TUDO SOBRE DIABETES
4/ 5
Oleh

SE INSCREVER email

Como a publicação acima? Assine as últimas postagens diretamente por e-mail..

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial